Afaiterj

Afaiterj

Por: Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi
29/01/2024

   Em reunião virtual do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) na sexta-feira, 26 de janeiro, os servidores avançaram na discussão da contraproposta salarial, a ser apresentada ao governo depois da Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais marcada para 30 de janeiro. O diretor do SINAIT, entidade integrante e fundadora do Fonasefe, Marco Aurélio Gonsalves participou do encontro, e fez um relato da mobilização dos Auditores-Fiscais do Trabalho: “entregamos cargos de chefia e coordenação, paralisamos atividades, criamos conselhos locais de mobilização, entramos com dissídio coletivo de greve perante o Superior Tribunal de Justiça. Nossa luta é pelo reajuste, por melhores condições de trabalho e pelo cumprimento do acordo de 2016”.

   A plenária do dia 30 será híbrida – online e física –, com o Andes-SN (docentes das IFES) servindo como local presencial em Brasília, e terá um caráter de mobilização da base em torno da contraproposta. A coordenação da mesa será composta por representantes do Fonasefe, dos Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate, do qual o SINAIT também é membro fundador) e de Centrais Sindicais.

   A resposta da bancada sindical ao governo vem sendo elaborada por uma comissão de servidores, baseada nas discussões acumuladas no Fonasefe e em estudo técnico elaborado pelo Dieese sobre perdas inflacionárias. A resposta deverá ser protocolada no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) até o dia 31 de janeiro.

   As entidades definiram ainda ações para reforçar o trabalho parlamentar em prol das reivindicações pertinentes aos aposentados, além das demandas de negociação com o governo federal.

E também deliberaram sobre a busca de interlocução com o governo do Distrito Federal e outros órgãos do governo federal para derrubar o impedimento vigente à realização de atos públicos na Esplanada dos Ministérios.

   Com estes encaminhamentos, os servidores públicos federais se preparam para intensificar as negociações com o governo e fortalecer suas posições em prol dos direitos e condições de trabalho.